Cursos e palestras


Curso: Indicadores de RH como ferramenta de gestão  

Objetivo
Apresentar os indicadores como ferramenta de apoio à gestão de recursos humanos, esclarecer os conceitos envolvidos nas métricas clássicas de RH, como: rotatividade, absenteísmo, retenção, etc. e destacar os cuidados na análise e no uso prático das métricas.

Abordagem
Fornece os principais conceitos relacionados ao uso de indicadores enquanto debate as métricas clássicas da gestão de recursos humanos.

Público-alvo
Este módulo é dirigido aos gestores de recursos humanos que desejam conhecer e usar indicadores em seu trabalho.

Resultados esperados
Permitir que os participantes, ao término do módulo, sejam capazes de:
• Selecionar e padronizar os indicadores mais adequados a cada situação
• Analisar criticamente os resultados dos indicadores
• Estabelecer metas que contribuam para o alinhamento da equipe e o sucesso da organização
• Implantar um sistema de indicadores para gesto de recursos humanos

Conteúdo programático
1. Conceitos relacionados ao uso de indicadores na gestão
2. Indicadores clássicos de RH (Rotatividade, Retenção, Absenteísmo, Horas extras, Terceirização, Índice de treinamento, Diversidade e Taxa de Acidentes)
3. Escolha, padronização e uso de indicadores para eficácia na gestão
4. Apresentação dos resultados para melhora da comunicação
5. Uso de informações comparativas (benchmarking)
6. Implantação de um sistema de métricas na empresa

Carga horária
8 horas de ensino presencial.

Material didático
Apresentação em Power Point
Resumo impresso (apostila e slides)

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Curso: Planejamento Estratégico e BSC como ferramentas de gestão
Objetivo
Capacitar e motivar os participantes a utilizarem o Planejamento Estratégico como ferramenta para suportar decisões e promover o alinhamento das equipes para o sucesso do empreendimento.

Abordagem
Privilegia o desdobramento do Planejamento Estratégico pela metodologia do Balanced Scorecard e das técnicas da Gestão pela Qualidade.

Público-alvo
Este módulo é dirigido a empreendedores e gestores que tenham como responsabilidade o compromisso de estabelecer direções e conduzir atividades empresariais.

Resultados esperados
Permitir que os participantes, ao término do módulo, sejam capazes de:
• Operacionalizar a execução do Plano Estratégico
• Entender e utilizar a metodologia do Balanced Scorecard
• Preparar um Mapa Estratégico
• Desdobrar o Plano Estratégico nos diversos níveis da empresa

Conteúdo programático
1. Conceitos de estratégia e alinhamento estratégico
2. Avaliação da estratégia
3. A importância do processo participativo no planejamento
4. A metodologia do Balanced Scorecard – BSC
5. Conceito de Mapa Estratégico
6. Mecanismos de implantação da estratégia (BSC e Gerenciamento pelas Diretrizes)
7. Exemplo prático de um planejamento
8. Esclarecimento de dúvidas para o caso particular dos treinandos

Carga horária
16 horas de ensino presencial.

Material didático
Apresentação em Power Point
Resumo impresso (apostila)


Curso: Benchmarking como ferramenta de gestão
Objetivo
Apresentar o Processo de Benchmarking como ferramenta para apoio à gestão empresarial, destacando os conceitos envolvidos e as ferramentas práticas para a implantação, visando aumento da competitividade da organização.

Abordagem
Prática, que privilegia o conhecimento teórico e operacional das técnicas de benchmarking como instrumento para a estruturação de projetos de melhoria que façam uso desta ferramenta.

Público-alvo
Este módulo é dirigido a empreendedores e profissionais que tenham como responsabilidade a gestão empresarial, nos diversos setores de negócio.

Resultados esperados
Permitir que os participantes, ao término do módulo, sejam capazes de:
• Entender o que é benchmarking
• Entender as limitações e benefícios do benchmarking
• Implantar um processo de benchmarking que traga contribuições para a organização
• Avaliar a qualidade das informações usadas nos processos de benchmarking

Conteúdo programático
1. Conceitos relacionados a indicadores e benchmarking
2. Tipos de benchmarking
3. Uso de unidades comparáveis
4. Seleção de processos/indicadores para benchmarking
5. Fontes de informação para benchmarking
6. Ciclo operacional versus ciclo de benchmarking
7. Esclarecimento de dúvidas para o caso particular dos treinandos

Carga horária
8 horas de ensino presencial.

Material didático
Apresentação em Power Point
Resumo impresso (apostila)


Curso: O uso de indicadores na gestão de negócios

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Palestra: O uso de indicadores na gestão dos recursos humanos

Objetivo
Fornecer informações básicas e motivar os participantes a utilizarem indicadores como referência para a gestão de pessoas.

Abordagem
Apresenta uma visão estratégica da gestão de pessoas, associando as ações do RH aos resultados do negócio, por meio de indicadores.

Público-alvo
Profissionais de recursos humanos e estudantes que se interessam por essa atividade..

Resultados esperados
Entendimento dos seguintes aspectos, que são importantes para a gestão dos recursos humanos:
• Vinculação entre as ações de RH e os resultados do negócio
• A importância do uso de indicadores para a gestão e para a comunicação interna
• Conhecimento dos indicadores tradicionais de RH (rotatividade, absenteísmo, escolaridade, etc.)

Duração
2 horas.

Consulte-nos por meio do e-mail: atendimento@bachmann.com.br ou telefone 41 3324-5336.

 

Outras informações

Nossos cursos também podem ser fornecidos in company.

Consulte-nos por meio do e-mail: atendimento@bachmann.com.br

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